terça-feira, 28 de setembro de 2010

Mosaico com Disco de Vinil e Embalagens de Shampoo

Essa eu aprendi no curso Mãos que Criam da Universidade São Judas! Essa técnica pode virar um número de casa, uma placa para quarto de crianças ou instituições, entre outras coisas.

O passo-a-passo não tem fotos, primeiro porque é bem simples e depois porque me esqueci de fotografar as etapas (falha minha, desculpa). Caso tenham dúvidas, podem deixar nos comentários que eu esclareço. (A imagem abaixo eu retirei do site da Ana Maria Braga; é da artesã Josefa, o passo-a-passo é meu).



Materiais:

Um disco de vinil (pode substituir por uma placa de MDF, encontrada em casas de artesanato)
Giz de lousa para riscar o desenho desejado
Embalagens de diversas cores de shampoos, desodorantes, amaciantes, sorvete (qualquer embalagem plástica - mínimo 4 cores NÃO transparentes - Garrafa PET não serve)
Cola Cascorez para artesanato (a de rótulo azul)
Rejunte (aquele de azuleijos)
Verniz à base de água
Guardanapo de papel (ou pano velho - para limpar o rejunte)


Como Fazer:

Corte as embalagens plásticas em pedaços pequenos (corte em quadrados razoavelmente pequenos - quanto menor a peça mais bonito o acabamento - e mais trabalhoso também, mas vale a pena). DETALHE: Dispense peças côncavas (arredondadas), porque elas não fixam em peças planas.

No disco de vinil desenhe com o giz de lousa o desenho que desejar (não se preocupe em apagar porque tudo será coberto pelas pecinhas coloridas). Podem ser flores, nomes, números, o que quiser.

Passe a cola Cascorez em pequenas partes do desenho e cubra com os pequenos pedaços de embalagem de shampoo, amaciante, etc, deixando pequenos espaços entre elas (característica do mosaico).

Quando cobrir todo o desenho aguarde secar (recomendo aguardar pelo menos 24 horas).

Depois de seco é hora de misturar o rejunte.

Coloque em uma pequena vasilha plástica um pouco do rejunte e misture água (pouca também) até adquirir a consistência de um mingau.

Aplique o rejunte por toda a peça para cobrir os espaços onde ainda se enxerga o disco.

Limpe o excesso de rejunte (em seguida) com um guardanapo de papel ou com um pano velho. Dica: Quanto mais demorar para limpar o excesso de rejunte, mais difícil fica de sair tudo depois.

Espere 24 horas para o secamento do rejunte. Passe o verniz e pronto!

Veja os meus como ficaram (o primeiro no disco e o segundo em uma placa MDF):



3 comentários:

  1. adorei seu trabalho,ficou lindo parabens.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da técnica. Vou fazer também!

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse trabalho!!!! Adoraria fazer uma plaquinha com o nome da rua e o número, mas tenho dúvida quanto a durabilidade da peça.
    Será que posso utilizar para colocar na parte externa da casa , qual base eu utilizo ?
    Meu e-mail é rjubilo@hotmail.com

    ResponderExcluir